quarta-feira, 13 de abril de 2011

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL...THOMAS EDISON!

Todos gostariamos de ser lembrados por algum feito que realizássemos. Ser o criador de algo que revolucionasse a humanidade, ajudando o ser humano a se comunicar. Ser reconhecido então, seria o ápice de uma vitoriosa história em que experimentaríamos o desconhecido e descobriríamos o novo (meio retórico). Assim, foi o que aconteceu com um dos grandes gênios já vistos. Suas invenções tornaram o mundo mais evoluído e trouxeram o progresso e a prosperidade para diversos povos e nações. Falemos agora de Thomas Edison e suas criações.
Quando a noite vem chegando, a primeira coisa que fazemos é acender a luz para que o ambiente fique iluminado. A lâmpada elétrica, este instrumento tão importante em nosso dia-a-dia, foi invenção de Thomas Edison em 1880. Naquela época já havia eletricidade, porém, ela era utilizada apenas para a iluminação pública, nas casas ainda se usavam as velas e também lampiões de gás, que não eram tão vantajosos assim, mas era o que havia para o momento. O desafio de Edison era criar algo que fosse mais conveniente do que os lampiões, e tivessem um maior alcance para a população. Depois de diversos experimentos,encontrou uma luz no fim do túnel e seu trabalho foi aperfeiçoar a ideia e botá-la em prática,verificando seu resultado. A luz se fez! Com isso foi considerado por muitos um mágico, um gênio, ganhando fama pelo mundo.
Mais um de seus engenhosos inventos foi o fonógrafo. Criado em 1877, este instrumento tinha como intuito, transmitir através de uma corrente elétrica o som da voz. Thomas Edison foi quem conseguiu gravar pela primeira vez um som, por um repetidor de telefone.  “ALÔ!” foi a palavra dita por ele quando testado o fonógrafo.
Uma das últimas invenções dele, o cinetoscópio, que era nada mais do que uma sequência de fotografias impressas em um rolo de filme. Quando o aparelho era acionado aquelas imagens davam a ilusão de movimento. Hoje o cinema usa da mesma ideia, porém com mais modernidade e tecnologia.

Todas essas criações contribuíram para a evolução tecnológica do mundo. É claro que para essa evolução ter acontecido, o homem precisou desenvolver suas capacidades mentais e habilidades manuais, sem medo de ousar e descobrir. Criações são frutos de experiências frustradas que só obtiveram êxito devido à persistência de seus inventores. Tudo que para nós hoje é sinônimo de praticidade e necessidade teve que passar pelas mãos de homens comuns, mas que satisfizeram sua curiosidade não a deixando sem resposta. Pessoas curiosas têm como aliadas a vontade de conhecer o novo. O que transforma o mundo é o prazer de fazer o que ninguém pensou fazer e ser reconhecido por isso.
Thomas Edison com certeza foi um desses grandes gênios da humanidade que instigou a curiosidade do homem e o fez  caminhar por estradas mais longas, porém recompensadoras. Seu legado não foi somente suas criações, mas o belo exemplo de persistência e paciência que deixou para seus seguidores. 
O mundo só evolui se o ser humano cresce, pois sem suas criações possivelmente eu não estaria escrevendo este post e nem você o lendo.