Em seu livro "COMUNICAÇÃO-DO GRITO AO SATÉLITE”, o escritor Antonio F. Costella afirma que o jornal tem como início de sua história, os primeiros sinais de interação entre os seres primitivos.Com o avanço das diferentes formas de comunicação, tanto na linguagem quanto na escrita, o homem descobriu que podia gravar suas ideias no papel e torná-las públicas.E de certa forma contribuiu para a criação deste importante meio de informação.Para Costella a palavra jornal significa:”...TODA E QUALQUER PUBLICAÇÃO DOTADA DE ATUALIDADE, PERIODICIDADE E VARIEDADE DE MATÉRIA...”
Se pensarmos que em um jornal impresso encontramos diferentes tipos de informações, podemos compará-lo também a um noticiário exibido na TV ou ouvido no rádio, pois a função de ambos é informar ao leitor ou ouvinte os fatos do mundo. Portanto, não importando se ele está impresso ou não - como mesmo lembra o autor.No ano de 59 a .C. foi fundada pelo Imperador Júlio César
a chamada ACTA DIURNA.Publicadas em tábuas de pedras, notícias de interesse comum eram expostas pela cidade da Roma Antiga.
Tempos mais tarde, Atualmente,a TV, o rádio e a internet,com seu dinamismo,criatividade,textos curtos,linguagem simples e visual atraente são releituras modernas do JORNAL DO POSTE e do ACTA DIURNA,que um dia foram para o público um primoroso objeto de informação.Dessa forma podemos considerá-lo o precursor dos principais meios de comunicação que conhecemos.Tendo em vista, que no mundo em que vivemos,a informação é o bem mais precioso que podemos obter.